“Dormir bem não é dormir muito, é ter um descanso efetivo e sentirmo-nos revigorados depois de uma noite de sono. Os sonhos fazem parte disto e são o reflexo da vida, do dia a dia que levamos.
Se durante o dia não cuidamos de limpar pensamentos mais densos e materiais, e se ainda os estimulamos nas horas de lazer com as escolhas do que vemos e fazemos, devemos estar conscientes de que estes nos acompanharão à noite. Por vezes são tão fortes que impedem que o sono chegue e mesmo que chegue não há o desprendimento necessário entre o corpo e mundo material, e o espírito e mundo espiritual.
O grau de desprendimento é maior se o pensamento material estiver mais leve e limpo de tudo o que vamos acumulando no dia a dia. Por exemplo, se uma pessoa tem um trabalho com muito stress e nas horas de lazer opta, por exemplo, por ver filmes à volta de temas como vingança, rancor ou terror e notícias sensacionalistas, que são sempre más, em vez de desanuviar o stress que já trazia, ainda vai acumular mais. Na hora do descanso torna-se impossível silenciar a mente nestes casos.
Se eu vos disser que só depende de nós termos uma boa qualidade de sono,sem qualquer tipo de medicação, com certeza vos será difícil acreditar. Mas é verdade. Antes de eu entender isto, acontecia-me com frequência acordar mais cansada do que quando me deitava. E era um ciclo pois dava origem a pior qualidade de vida, pela saturação e cansaço, e novamente um mau sono.
Nunca tinha parado para pensar nisto e aceitava que fosse assim. Mas houve uma altura em que me falaram deste processo e agarrei a oportunidade de fazer algo para mudar. Ainda que o "trabalho de casa" fosse todo meu, só o facto de existir essa oportunidade, abria uma janela no muro.
Sou um espírito que precisa de um corpo para estar humana, mas durante o sono, o espírito não precisa assim tanto do corpo, podendo sair deste, embora se mantenha sempre ligado. Com certeza quase todas as pessoas já tiveram sonhos em que parece que estiveram mesmo com os entes queridos que já partiram, ou com alguém que já não vêem há muito tempo, ou tiveram uma revelação mais ou menos objectiva de algo que acabou por acontecer. Dependendo do grau de desprendimento, o espírito que somos pode mesmo entrar no mundo espiritual onde tudo isto pode acontecer. Há algo que também ajuda nisto, a prece. Podemos pedir ajuda, antes de dormir, para a entrada nesse mundo.
Nestes casos, por vezes podemos receber mensagens mas na maior parte das vezes elas não vem descodificadas e diretas, requerem interpretação. A limitação é sempre nossa. A mensagem é-nos dada mas por vezes não temos a capacidade de, ao acordar, a descodificar. A interpretação do sonho deve sempre assentar, numa primeira fase, no quanto o sentimos como verdadeiro, e se assim for, fazer a leitura baseados na nossa própria vida e experiência.
A interpretação dos sonhos é algo que sempre foi procurada na humanidade. Existem inúmeros significados para cada figura ou situação sonhada. Se antigamente era necessária a compra de um livro, agora através de uma simples pesquisa pode-se ter acesso pela internet a estes significados. Mas se nos basearmos apenas neles, é fácil ficarmos confusos, pelas ligações que fazemos. Cada sonho, se ao acordar deixar a sensação de "o que será que isto quer dizer", pode ser interpretado mas acompanhando sempre pelas sensações que temos e o que sentimos.
Quando o sonho pertence a alguém que sempre se interessou pelo significado dos sonhos e até sabe alguns de cor, isso pode ser usado na transmissão da mensagem, mas a relação com o resto do sonho e com as sensações causadas por ele devem ser sempre consideradas.
Na maior parte das vezes, tratando-se de sono que envolve entrada no mundo espiritual, nem importa assim tanto o sonho, mas o descanso efetivo do corpo e todas as mensagens, aprendizagens e sensações que trazemos, das quais pouco ou nada lembramos, mas que estão cá dentro guardadas e passam a fazer parte de nós.
Vamos imaginar que eu fui avisada de um perigo que iria correr durante o sono e acordo com essa sensação, mas não me lembro do que se trata. Isto não é um problema pois embora o cérebro não tenha conseguido descodificar, como já tenho guardada a mensagem, eu vou reconhecer a situação quando estiver perante ela e pelo sentir saberei como agir para evitar que aconteça o pior.
É por estas razões que dizem "o travesseiro é o melhor conselheiro". Pois é, se quando estamos com a cabeça nele podemos entrar no outro mundo. A porta está sempre lá, mas para conseguirmos abri-la temos de estar mentalmente limpos. Existem muitos sonhos em que nitidamente não conseguimos entrar nesse mundo, permanecendo apenas na confusão mental deste.
Há pessoas que tiveram avisos ou receberam mensagens através dos sonho e é bom que saibam que as coisas não acontecem porque sonharam, elas aconteceriam de qualquer forma. O artigo "A escolha", dá uma visão sobre isto.
Ainda que o mundo espiritual não importe assim tanto para alguns, com toda a certeza que um bom descanso e uma boa noite de sono interessa a todos. É inegável que quem dorme bem consegue aproveitar mais e melhor o dia. O sono, se tiver qualidade, não precisa de muitas horas para que haja total reposição de energias. Vale a pena estarmos sempre atentos ao dia a dia para conseguir um bom sono que se reflete num melhor dia seguinte e assim sucessivamente.”
Fernanda Cruz